Estrias… aquelas marcas de guerra que muitas de nós temos na gravidez, por vezes no pós-parto! 

Como sabem nem todas as mulheres têm esta alteração na sua pele e não é porque venderam a alma ao diabo ou porque estão no grupo de mães e puseram farinha maizena em tudo…

Não, depende muito da elasticidade da pele de cada mulher.

Quando a pele começa a estirar de forma muito brusca, se a mesma não tem uma boa hidratação é possível que apareçam então as ditas estrias, porque a pele vai esticar acima dos seus limites e então as fibras dão de si. Visualmente aparecem nestes casos as estrias.

Claro que temos hormonas para nos ajudar a que a pele não sofra tanto com este estiramento. Contudo, em senhoras que aumentam (ou perderam no pó-parto) muito de peso, ou cuja barriga cresceu (ou diminuiu!) abruptamente esta situação pode ser mais comum.

“Como é que posso prevenir?”

Com uma alimentação equilibrada, rica em alimentos com proteína, vitamina C e … água! Precisam de hidratação de dentro para fora ladys!

Também com a prática de exercício para ajudar a controlar a evolução do peo… Estes são dois aliado que ajudam a diminuir o aparecimento de estrias na pele.

“Vi um creme XPTO nas televendas que faz milagres…”

Ainda não está descrita a evidência dos cremes anti-estrias, contudo como hidratam a pele podem ser um excelente aliado para as meninas! Deixo a sugestão do óleo à base de rosa mosqueta que ajuda na hidratação intensa da pele, evitando estes estiramentos bruscos.

“E aquele suplemento mega que a celebridade toma?”

O melhor suplemento é mesmo a água, mas não tem código promocional…

Atenção à suplementação na gravidez e pós-parto pois nem sempre é compatível! E a estrela do isntagram não sabe se é indicada para vocês…

Se necessário, a ingestão de sílicio orgânico é óptimo para ajudar na elasticidade da pele, sendo compativel com a gravidez.

Em relação aos suplemento de colagénio, a maioria pode ser consumido na gravidez e pós-parto, mas também não há evidência cientifica do seu efeito nesta fase.

Tomem nota: os cuidados da pele devem ser feitos desde o início da gravidez, tipo desde o teste de urina! E mantidos até ao pós-parto, porque não só na gravidez a mulher pode estriar a pele , também após o parto pode acontecer!

Em casos de estrias que permaneceram , é aconselhável pedirem observação do dermatologista para identificarem o melhor tratamento. Se forem tratadas atempadamente, as estrias podem ser revertidas ou até visualmente ficarem mais discretas! Não deixem passar muito tempo para cuidarem de vocês!

Gostaram das dicas de hoje?

Partilhem com as amigas grávidas e recém-mamãs

1 reply
  1. Cátia
    Cátia says:

    Olá. Aconteceu comigo. 37 semanas sem estrias e nas ultimas duas apareceram as malditas. Agora estou na segunda gravidez e a lutar para não piorar ou aumentar.

    Reply

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *