O uso do cinto de segurança é sempre obrigatório, em qualquer fase da gravidez. As grávidas que andam de carro devem sim usar cinto, porém devem usá-lo de forma mais cómoda e desactivar o airbag do seu lado.

 

 

Estão apenas isentas da obrigação do uso do cinto de segurança, prevista no n.º 1 do artigo 82.º do Código da Estrada, as pessoas que possuam um atestado médico de isenção por graves razões de saúde, passado pela autoridade de saúde da área da sua residência.

 


Diversas investigações revelam que as mulheres grávidas que usam o cinto de segurança reduzem em 84% o risco de morte ou lesão dos fetos em caso de acidente, por comparação com as que não o utilizam.
Assim, fica claro que não usar o cinto é muito mais perigoso quer para a mãe como para o bebé, no caso de ma travagem súbita ou de um acidente. Podem evitar-se lesões diretas, nascimento prematuro, descolamento da placenta e outros casos mais dramáticos.


“Posso conduzir no fim da gravidez?”
A condução não é proibida em momento algum, contudo no final da gravidez pode não ser tão fácil ou cómodo para a grávida. Deste modo, o veículo deve ser ajustado e reajustado, ao longo da gravidez, não só no que diz respeito ao banco, como também ao volante. Coloque o assento o mais para trás possível, desde que chegue confortável aos pedais, e suba o volante o quanto possa, para evitar o contacto com a barriga.

“Como devo usar o cinto de segurança?”

– Deve colocar o cinto de três pontos normalmente, puxando a parte inferior o mais para baixo possível. Assim, em caso de travagem, a força será exercida sobre as ancas e não acima delas.

– Faça passar a parte superior do cinto pelo meio do peito e por cima da barriga (não pela frente da barriga!)

– Não passe a parte superior do cinto por baixo do braço

– Não use o cinto nem demasiado largo, nem demasiado apertado

– Se o cinto não tiver comprimento suficiente, considere comprar uma extensão para o mesmo

– Considere comprar um adaptador para grávidas que permitirá manter o cinto na posição adequada

– Não coloque nenhuma das partes do cinto por detrás do corpo, quer seja a superior ou a inferior.

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *