Como sabem na gravidez esperam-nos muitos exames para ajudar a perceber se o bebé e a grávida estão bem de saúde e se a gravidez está a evoluir dentro do esperado.

Além de análises, avaliação da tensão arterial, entre outros… Existe uma análise importante para despiste da diabetes na gravidez. 



O diagnóstico da Diabetes Gestacional envolve duas fases temporais distintas:

 

– Análise da glicemia em jejum na primeira consulta de vigilância pré-natal

Nesta primeira consulta de vigilância da gravidez deve ser pedida a todas as grávidas uma glicemia plasmática em jejum. O valor obtido deve ser interpretado da seguinte forma:  Um valor de glicemia plasmática em jejum <92 mg/dl (5,1 mmol/L) implica a realização, entre as 24-28 semanas de gestação, da PTGO.

 

– PTGO com 75 g de glicose às 24-28 semanas de gestação

Deve ser efectuada a todas as grávidas, excluindo aquelas a quem tenha sido previamente diagnosticada Diabetes Gestacional ou provável diabetes prévia, pois estas senhoras já sabem o seu diagnóstico.

 

 

“Como é que se faz este exame?”

O exame da PTGO consiste em ingerir uma solução açucarada e que após a ingestão da mesma serão feitas avaliações da glicemia através de uma colheita de sangue às 0, 1 e 2 horas após a ingestão desta solução.

TOME NOTA: A prova deve ser feita de manhã, após um jejum de pelo menos 8 horas mas não superior a 14, precedida nos 3 dias anteriores de uma actividade física regular e de uma dieta não restritiva contendo uma quantidade de hidratos de carbono de pelo menos 150 g diários.
Durmam bem nessa noite e evitem situações de stress , pois alteram também os níveis de açúcar do sangue.

Durante a prova a grávida deve manter-se em repouso.


“Como vou saber se tenho diabetes gestacional?”

O diagnóstico faz-se quando um ou mais valores forem iguais ou superiores aos valores de referência descritos no seguinte quadro.

Se o resultado da PTGO for inferior aos valores de referência descritos no quadro a prova é considerada negativa.

De acordo com o agora recomendado, não deve ser efectuada uma PTGO por rotina antes das 24-28 semanas de gestação, por ausência de consistência dos resultados encontrados.

 

Glicemia plasmática em jejum

 

<92 mg/dl (5,1 mmol/L) Normal
≥92 mg/dl (5,1 mmol/L) <126 mg/dl (7 mmol/L) Diabetes Gestacional
≥126 mg/dl (7 mmol/L) >200 mg/dl (11,1 mmol/L) ocasional

HbA1c ≥6,5%

Tratar como provável Diabetes prévia

 

Caso o diagnóstico seja compatível com diabetes gestacional, o profissional de saúde vai encaminhar-vos para serem orientadas neste sentido, não fiquem preocupadas!

No pós-parto, as senhoras com diagnóstico de diabetes gestacional deverão repetir a PTGO para ter a certeza que a diabetes se restringiu apenas a este momento ou era algo prévio à gravidez. Os cuidados e recomendações são as mesmas meninas!

 

 

“Não consegui fazer a prova, porque tive muitos vómitos e agora?”

Também que uma situação que pode acontecer e a prova pode ser agendada noutro momento e até pode ser importante a grávida tomar medicação para ajudar durante o exame e após o mesmo (devem sempre pedir parecer médico para avaliar cada caso).

 

“E após o exame existe algum cuidado especial?”

Não, façam a vossa vida normalmente e comam de forma equilibrada e saudável com as recomendações próprias da gravidez.

 

6 replies
  1. Rita
    Rita says:

    Não me custou muito beber o líquido mas depois fiquei mesmo enjoada, no final da segunda hora comecei mesmo a ter vómitos. Felizmente foi mesmo no final e não tive de repetir 🙏 e os valores estavam ótimos, que é o que se quer!

    Reply
  2. Marta
    Marta says:

    Fui de manhã cedo, a técnica aconselhou-me (se conseguisse) a beber de uma só vez. Estava super fresco e não me custou minimamente. O pior foi depois, as minhas tensões já de si baixas (a máxima não passava dos 11/12) desceram ainda mais e fiquei muito enjoada e com suores frios, passei um bocadinho mal… procurem um sítio onde deixem ficar o cateter, eu fui picada 3 vezes.

    Reply
  3. Ana
    Ana says:

    Após alguns minutos fiquei nauseada e tive tonturas. Passei o tempo de espera numa maca e até adormeci Eheh. As enfermeiras do laboratório foram impecáveis e deixaram me ficar na maca o tempo todo. As náuseas melhoraram ã medida que o tempo foi passando.

    Reply

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *