É muito importante que a grávia e a recém-mamã saibam como se devem levantar, de forma a prevenir más posturas e fazerem grandes esforços.

Antes de estarmos grávidas isto era algo tão básico que nem pensávamos que era necessário ter uma “técnica” . Mas é importante não se levantarem muito rápido de modo a não ficarem mal dispostas e a esforçar em demasia alguns músculos, prevenindo assim algumas lesões e desconfortos.

 

Para se levantar  deve primeiro virar de lado, apoiar nos braços e fazer força com os membros superiores e apoiar com pernas. Nunca levantar de forma abrupta e de barriga para cima, como provavelmente faziam antes de estarem grávidas.

 

Para se deitarem devem também fazer um movimento progressivo e não brusco, sentando primeiro na cama e progressivamente levantando os pés e com a força dos vossos braços deitar lentamente, até ficarem de lado.

Para se mobilizarem na cama, dobrem as pernas e apoiem sempre os pés e os braços para se moverem e não recrutarem de forma intensa a parte abdominal.

Este levante deve ser progressivo para evitar desconfortos musculo-esqueléticos e também mal-estar e sensação de náuseas ou desmaio.

 

Mesmo as meninas de pós-parto devem seguir estarecomendação, esecialmente quem teve cesariana e tem uma sutura abdominal. Deste modo aumentam o vosso conforto e bem-estar.

 

Outra dica: Para apanhar algo do chão façam em agachamento e não dobrem as costas para evitar lesões.


Não se esquecam que devem ir treinando isto ao longo da gravidez e manter no pós-parto estes cuidados com movimentos.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *