Meninas sempre que temos um evento queremos saber como devemos ir vestidas, penteadas… se levamos chapéu! Enfim, pensamos nos preparativos todos!

O momento do parto não é diferente!


Mas será que existe alguma preparação que a mulher deva fazer antes de entrar em trabalho de parto e se dirigir à Maternidade?

Não me refiro a cursos ou workshops… isso não se dispensa como sabem! Aliás para mim esta preparação até deve ir antes do momento da concepção e deve ser trabalhada em casal sempre!
Nem me refiro à mala da maternidade ( se quiserem saber mais sobre este tema é só ver este post).
  • Mas preparação física é preciso?

Mais uma vez não estoua a falar de coisas mais especificas como massagem perineal ou saber as respirações.

Do ponto de vista físico, não há preparação. Ou seja… Não precisam de se depilar (a não ser que prefiram para vosso bem-estar). Sugiro apenas que a parte da zona púbica não tenha pelos com grandes dimensões ou seja demasiado abundante ,no sentido de ser mais fácil de realizar a higiene no pós-parto.

Mas cada um sabe de si!

 

Também não precisam fazer clister (até porque o próprio início do trabalho de parto já dá por si só alterações intestinais nomeadamente diarreias ou fezes moles).
Estas ideias ou protocolos ainda estão presentes em muitas maternidades, mas são completamente antiquados.
  • Preciso tirar as minhas pulseiras e anéis?
Quem se lembra do “escândalo” em torno do parto da Carolina e dos seus brincos, anéis e pulseiras na foto que partilhou?
Pois bem… a resposta é … Nim!
Sim e não…
Em caso de um parto via vaginal as pulseiras ou anéis ou fios não vão interferir em absolutamente nada. Até há quem use como amuleto e deve ser respeitado! Podemos ficar mais inchadas no pós-parto, por isso se tiverem aquela aliança apertada é melhor retirar o quanto antes para não vos magoar depois.
Contudo, se o parto for cesariana (e existe sempre essa possibilidade, dado que a obstetrícia é assim… imprevisível!) a mulher deve retirar os seus adereços inclusive piercings. Porquê?
Porque se for necessário, por algum motivo usar um canivete eléctrico no sentido de controlar uma hemorragia ou fazer um procedimento mais invasivo durante a mesmo os metais dos adereços vão passar corrente durante o uso do canivete e podem originar queimaduras na pele da mulher. Claro que os blocos de partos estão preparados para evitar isso, mas há sempre falhas humanas e pode passar despercebido.
Por isso, é recomendado retirar estas peças de forma a prevenir estas eventuais complicações e claro, para não se perderem.

 

 

  • Posso ir com maquilhagem?
Meninas a querida Inês Mocho ainda não fez um tutorial sobre isto mas eu vou fazer (ainda que não estando ao nível desta super mamã e profissional).
Se estavam na rua, ou a jantar com o marido e estavam impecavelmente maquilhadas… só que puff! A bolsa de águas rebentou ou entraram em trabalho de parto… não precisam de ir a correr tirar! A prioridade deve ser dirigir-se à maternidade, não sendo estas situações emergentes (se estiverem a sangrar ou não sentirem o bebé mexer, devem ir de imediato – vejam aqui mais sinais de alarme).
Se têm um parto programado ou cesariana, podem optar por usar algo mais neutro (se preferirem usar maquilhagem nesse dia, os profissionais não se chateiam). Agora devem ter atenção para não abusar da base, porque o profissional através da avaliação da vossa face e mucosas consegue também perceber se perderam mais sangue do que o esperado.
  • Posso levar as lentes de contacto?

Podem, mas por vezes com esforço durante o período expulsivo ou até mesmo pela permanência de várias horas na sala de parto (num primeiro filhote já sabem que pode demorar um pouco mais), pode não se tornar confortável para vocês. Mais uma vez relembro que, em situação de cesariana pode ser necessário anestesia geral e os nossos olhos ficam mais secos e pode levar a lesões visuais.

  • Posso levar unhas pintadas? 
Se for de uma cor clara (brancos, nudes… olha para mim tão entendida em coisas da moda ahahah) e que não seja verniz de gel ou unhas postiças pode!
Não levem cores escuras porque pode interferir na leitura da saturação do oxigénio da mulher, que é medida através do oximetro que é um aparelho que se coloca no dedo.
Resumindo, podem ir como se sentirem melhor, este momento é vosso e cada mulher vive-o de forma única!

Se acharam este artigo útil, partilhem ! Para que mais bebés e famílias sejam saudáveis e felizes! <3

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *