Quem quer engravidar ponha a mão no ar?

Querem saber como começar ?


Primeiro que tudo devemos perceber que o nosso ciclo menstrual, sem isso é como se não colocássemos a rota no GPS e esperássemos que ele nos leve ao destino certo, evitando as portagens e o transito… Pois não dá!

Para começar a entender o vosso ciclo, registem sempre na agenda ou telemóvel o primeiro dia da menstruação, pois só assim vão conseguir perceber a duração dos vossos ciclos e saber as fases mais fertéis.

É muito importante também a mulher conhecer algumas das transformações que ocorrem no seu corpo ao longo do ciclo… o nosso corpo dá sempre sinais, só temos que estar atentas!

 

 

Primeiro vamos entender o ciclo menstrual: 

1- Vamos começar a contar os ciclos a partir do primeiro dia da menstruação (sim, esse dia já conta!);

2- A duração desta fase é variável, porém durante a menstruação é a fase em menos somos férteis porque o útero está a escamar e por isso nenhum óvulo fecundado iria achar bem ficar por lá, uma vez que não tem alicerces para construir a sua “casa” para arrendar durante os 9 meses.

3- Assim que a perda de sangue pára, num ciclo que dura cerca de 28 dias, por volta do 14º dia no nosso ovário começam a ser produzidos folículos que vão amadurecendo e são libertados, à espera de um espermatozóide para se dar a fecundação.

4- Por isso nesta fase, quer o ovário quero o útero estão a preparar-se… o útero começa a ficar mais “fofo” e rico em glicogénio para alimentar o futuro hóspede.

5- Se não existir fecundação, o ciclo continua e pelo 28º dia novamente o útero vai escamar e nós vamos menstruar. Caso haja fecundação, então vão notar novos sintomas 🙂

 

 

Sinais e sintomas da ovulação: 

Lembram-se que a ovulação, num ciclo de cerca de 28 dias, dá-se por volta do 14º… Mas é sempre variável e por isso estando atentas ao nosso corpo saberemos quando ele se está a preparar.

Na fase da ovulação (fase em que somos mais fertéis) acontece o seguinte:

  • Podem sentir uma dor ligeira, tipo pontada num dos flancos (ao fundo da barriga), pode ser perceptível para algumas mulheres outras nem tanto;
  • Muco cervical  (é uma espécie de corrimento claro sem cheiro) torna-se mais espesso tipo clara de ovo, para ajudar os espermatozóides a chegarem onde devem.  Quanto mais espesso, mais férteis estarão meninas, é altura de trabalhar com o maridão!

  • Também na fase fértil podemos observar um ligeiro decréscimo da temperatura da mulher, mas para isso convém terem registado durante o mês todos os dias à mesma hora (de preferência de manhã, se conseguirem) a vossa temperatura. Quando notarem que baixou ligeiramente… luz, câmara…acção!
  • Para as meninas irregulares ou que o corpo ainda não está a comunicar com vocês desta forma, existem testes de ovulação na farmácia que nos ajudam a perceber se “estamos no ponto”!

Partilhem com as amigas que querem engravidar e a partir de agora sintam o vosso corpo!
Não se esqueçam de pedir observação pelo profissional de saúde que vos segue para adaptar a cada mulher e casal <3

1 reply

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] momento da ovulação da mulher. Por isso o truque é saber o momento exacto da ovulação (vejam aqui como podem […]

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *