Olha passou-se! Está louca...” pensam vocês! 🤔

Não, não! Estou muito sã.

Por isso é que eu quero falar de mamas!

Bolas, só se fala de mamas porque a actriz X colocou silicone  e está uma brasa, ou num anuncio a um carro xpto onde aparece SEMPRE uma mulher avantajada… quer dizer, não acho mal ainda bem que gostam de mamas!

Mas as nossas mamas são mais que isto.

Sim, mamas, todos temos! Até os homens… não comecem com coisas! Mamas são mamas!

Mas na maternidade assumem toda uma dimensão para as mulheres… Podes ver um anuncio de uma mulher com mamas de fora mas amamentar em público “tapa-te por favor!” Não aguento… Alguém tem de falar de mamas de outra forma, afinal elas servem para mais do que vender coisas!

Por isso num mundo de tomates (cherry), minhas queridas é preciso ter mamas! Conhecê-las e honra-las!

 

Nova rubrica e hoje é para quem amamenta…

let´s go girls!

 


Quanto leite produz uma mulher?

 

Eu não sei, juro! Porque cada mulher é única e a sua produção varia conforme imensos factores.

 

Mas certamente já ouviram falar de alguém que extraiu leite com bomba para ver quanto quantos ml de leite produziam.

ERRADO!

Não dá para ver assim meninas… A mama é uma fábrica e não um copo! Está sempre a produzir leite, nunca chegamos a zeros.

 

(o que algumas pessoas pensam que é:)

(O que na realidade a mama é)

Há mulheres que amamentam crianças até bastante tarde e nunca tiraram uma gota de leite com a bomba!
PORQUÊ?

Porque o que faz o leite sair é a hormona do amor: a oxitocina! 💖

Se ela não está activa, porque a bomba é um estímulo artificial para vocês, bem podem estar horas à espera que saiam litros!

A MULHER TEM QUE ESTAR RELAXADA E FOCADA NO BEBÉ PARA A SAÍDA DE LEITE. E não a ouvir o “embalar” da bomba eléctrica tipo mantra de fundo… às vezes resulta! Mas em geral nós precisamos do contacto do nosso baby para tornar a saída de leite mais fluída…

Extrair leite para ver a quantidade só vai provocar insegurança na mulher, sem necessidade!

 

Querem saber se produzem leite? Sintam as vossas mamas, vejam através das fraldas do vosso bebé, da sua vitalidade e do seu crescimento 😉


Por isso, libertem-se dos números e sintam o amor!

Só assim activamos todas as hormonas necessárias.

 

Lembrem-se o leite é produzido na cabeça (com as hormonas) e só depois é que vai para as maminhas! Dúvidas procurem sempre um profissional de saúde que vos dê informação actualizada e apoio.


 

Gostaram desta rubrica?

Então estão à espera de quê para partilhem com amigas e outras pessoas com mamas?

8 replies
  1. Elsa
    Elsa says:

    Ora nem mais… 😁 amamentei durante 14 meses e as pessoas passavam a vida a perguntar “e quanto é que ele mama?” “achas que mamou tempo suficiente?” “só 10minutos?” “vais dar de mamar aí?” “se calhar o teu leite não é bom…”e eu respondia:” eu sei lá…. ” “ele só mamã o que lhe apetece” “quem não quiser que não olhe…” enfim… Só sabia que tinha um prazer enorme em amamentar. Sabia que o meu bebé estava bem e que não tinha fome… Dormia lindamente e eu trocava imensas fraldas 😅…. As pessoas fazem perguntas demais, e por vezes pensam demasiado… Amamentar, É um momento a 2, devemos aproveitar e deixar seguir o ciclo natural das coisas… 😊

    Reply
  2. Patrícia
    Patrícia says:

    É verdade!
    O meu filho mais novo mamou até um ano de idade, depois deixou de pegar na maminha, depois começou a recusar também o leite que eu tirava com a bomba, eu não tiro leite desde meados de outubro/novembro… não é que eu ainda tenho leite?? Só o facto de estar com o meu Baby faz-me produzir o leite materno, só é pena que o tontinho não aproveite o que é bom…

    Reply
  3. Ana Silva
    Ana Silva says:

    Maravilhoso. Aqui 22 meses de maminha. Nunca tirei com a bomba (a não ser naquela fase em que ele deixou de mamar tanto e era para aliviar). Nunca bebeu de biberão. Para já mama até querer.. vamos tentar o desmame natural.. se ligo ao que dizem? Nada 😉 cá em casa funciona bem assim e a pediatra aplaude 🙂 viva as maminhas!!!

    Reply
  4. Maria Guedes
    Maria Guedes says:

    Antes de mais, parabéns pelo texto! De facto, ” é preciso ter mamas”…
    estou a amamentar pela segunda vez, sendo que a primeira ultrapassou os 24m… Ainda me deparo com olhares que estranham sempre que amamento a minha mais nova, mesmo estando em casa ” queres tapar?”… no facebook são vários os posts a falar de estrias, em que em parte até parecem defender as mulheres que amamentam,mas no fundo é apenas uma forma de se defenderem do que o mundo pensa… eu não sonho em andar com as mamocas à mostra, nem na Praia,nem na cidade nem tão pouco na internet… eu sonho com a vitalidade das minhas filhas,com o vínculo afectivo n futuro…e se acredito que a amamentação também contribui para isso,sim,acredito! Quando olham para a minha gorducha e perguntam se é só maminha, lá vem um: grande leite, ou coisas mais agressivas…se me importo?sim importo-me com o sorriso da minha menina… se me importo que ela não mame de 3h em 3h? Por favor, a mim custa-me ouvi-la chorar! Se me importo de falar de mamas? Claro não, as minhas filhas nunca se queixaram!

    Reply

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *