Na gravidez devido à acção da nossa querida hormona progesterona, a acção dos músculos lisos (aqueles que não controlamos) do nosso intestino fica diminuída.

Associado ao facto do nosso útero estar a crescer , a tarefa desses músculos para os movimentos intestinais também não fica fácil ?


Por isso mesmo, pode ocorrer prisão de ventre, inchaço abdominal (além do baby ?), gases, fezes mais duras e por isso hemorroidal.

 

O que podemos fazer para ajudar o nosso querido amigo intestino?

– Modificação dos hábitos alimentares: super importante para a gravidez também! Comer bem não ajuda só o bebé , também nos ajuda a nos, especialmente nesta questão.

 

– Chamem os reforços: Recomendo a toda a hora a toma de probióticos, pois são compatíveis com gravidez e amamentação. Estes reforços são nossos amigos, pois são bactérias boas que além de ajudar na imunidade, regulam o trânsito intestinal.

 

– Ingestão de líquidos : água meninas! “Mas Carmen não consigo beber porque tenho náuseas”… chupem cubos de gelo, feitos de infusão de gengibre ?

Tome nota: coloquem umas gotas de limão em água morna e bebam assim que acordaram , vão ver que faz efeito quase, quase imediato! ?

 

– Reforçar a fibra: Recomendo ingestão de frutas e legumes. Além disso adicionem aos vossos batidos/ Fruta/ iogurtes sementes de linhaça moída… meninas ajuda imenso! Uma colher sopa já ajuda ?

 

– Marca na agenda: estabelecer um horário para evacuar: eu sei que somos mulheres muito ocupadas… mas este momento tem que ser vosso. Criem um ambiente relaxante onde possam apenas focar … naquilo! ?

 

Dica extra: coloquem um banco baixo ou uma lista de revistas por baixo dos vossos pezinhos para ajudar a ser mais fácil a saída das fezes… criem literalmente o vosso trono e relaxem princesas ?

 

– Mexam-se: a actividade física ajuda aos movimentos intestinais e assim a dejecções mais frequentes.

 

Em alguns casos mais complicados, poderá ter que fazer medicação, conforme prescrição médica.

Contudo, deverá aconselhar-se sempre com profissional de saúde, pois não são indicados laxantes de contacto e clisteres de limpeza.


Partilhem comigo as vossas dicas maravilhosas ou alguma dúvida que tenham! ❤️

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *