Ano novo, vida nova ?
Na realidade o ano passa, mas o que temos que mudar não é o ano, é a nossa atitude (já dizia o Pedro Fernandes).
Então para 2017 espero que todas as mães e pais possam ponderar as suas atitudes e sermos mais simpáticos e compreensivos com os outros e com os nossos bebés:
1- Não é pior mãe se não fizer X/Y/Z: A opção de amamentar será até quando a mãe e o bebé quiserem: sem pressões! A opção de dar os alimentos de forma tradicional ou através do Baby Led Weaning é importante ser adequada a cada bebé e família. Mudar a fralda não é um projecto da NASA… há diferentes formas e tempos de fazer as coisas. Não têm que programar já no relógio a hora exacta do desmande ou fazer da Maternidade um livro de receitas… deixem acontecer. Surpreendam-se com o vosso filho, tem tanto para nos ensinar!
2- Não errar: esta resolução era óptima, se acontecesse realmente! Vamos errar… e muito! Somos humanos a cuidar de humanos. O que temos que aceitar é que na verdade o erro não existe… é meramente um resultado de opções com um determinado resultado (Pedro, estás orgulhoso? ??).
3- Abster de comentários maldosos: em nada vão ajudar outros pais! A crítica deve ser construtiva (estou atenta aos grupos de mães! Sejam mais brandos com os outros… estamos todos a aprender).
4- Libertar-se da ideia da perfeição: meninas não existe! Fazemos o melhor que sabemos e podemos. Não se culpem tanto, não levem todo o peso do mundo às vossas costas, partilhem com marido, amigas e profissionais.
5- Procurar ajuda: na sequência do que disse em cima , partilhar dúvidas/sentimentos/dificuldades ajudam a resolver os desafios que os nossos bebés nos colocam permanentemente. Quanto mais apoio e informação melhor! Não estamos sozinhas e quanto mais unidas, melhor ?
6- Tratar melhor de mim: o que implica mudanças a nível da alimentação, exercício, check-up médico, dedicar tempo à mulher que existe em vocês. Ter um filho ajuda-nos a descobrir mais sobre nós, por isso aproveitem este momento para cuidar de vocês, amarem-se e tratarem-se bem. Desta forma, também conseguirão cuidar das vossas famílias com mais amor.
7- Acreditar: em vocês (o vosso corpo é fantástico! Ele adapta-se desde a gravidez… cuidem bem dele! Acreditem no vosso instinto , não duvidem dele) , nos vossos bebés (eles são maravilhosos e vêm tão bem coordenados com o corpo da mãe. Sabem mais do que parece!) e na natureza (ela sabe o que faz, desde o início dos nosso tempos, por isso protejam-na e honrem-na ao permitir acreditar neste processo maravilhoso… nós somos parte dela).
7 grandes resoluções que vou fazê-las também com vocês ao logo do próximo ano.
Será um ano fantástico… sinto isso! ❤
Obrigado por fazerem parte dele!
2017 aqui vamos nós!
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!