Grande parte do processo de recuperação após uma cesariana parece fora do controlo da Mulher, pois recebe pouca informação sobre como pode evitar ou minimizar os problemas após este procedimento.

No entanto existe uma solução simples, que pode ajudar tanto na sua recuperação, como no prognóstico a longo prazo – massajar a sua cicatriz.

A fisioterapeuta Soraia Coelho explica a importância desta massagem após o parto:

Quando deve iniciar a massagem da cicatriz?

Depois de conseguir o ok do seu médico em como a sua cicatriz está bem cicatrizada, geralmente no check-up das 6 semanas, pode iniciar a massagem. Não deve iniciar muito cedo, pois pode retardar o processo de cura, não sendo isso aconselhável.


Porque deve massajar a cicatriz?

Quando o tecido cicatricial se forma, ocorre de forma erradica e em todas as direções. Por vezes, o tecido cicatricial adere ás fáscias (tecido conjuntivo que envolve os músculos, vasos sanguíneos e nervos) e órgãos.

No abdômen pode causar aderências. As aderências são faixas de tecido cicatricial que ligam partes do corpo que normalmente estão desconectadas.

Nas cesarianas é muito comum ocorrerem aderências no cólon, ovário ou entre a bexiga e o útero. Pense nestas fibras como um emaranhado de fios que se colam a tudo a que entra em contacto.

 

O que acontece se eu não fizer a massagem da cicatriz?

Muitas mulheres nunca foram informadas ou ensinadas em como massagear a sua incisão cirúrgica. As instruções dadas muitas vezes estão limitadas ao aspeto exterior – evitar vermelhidão, prestar atenção para sinais de infeção, etc.

Quando não prestada a devida atenção, estas mulheres podem desenvolver problemas futuros, nunca associando á sua cicatriz.

O problema mais comum é dor lombar e/ou pélvica.

A cicatriz da cesariana pode também levar a um aumento da frequência urinaria. Por vezes este sintoma não aparece imediatamente após o parto. Pode levar vários anos até se apresentar.

Esta urgência urinaria é caracterizada pela necessidade frequente de ir á casa de banho, mesmo quando acabou, por vezes, de urinar.

 

Então, o que está a acontecer?

O tecido cicatricial da cicatriz da cesariana está a impedir a bexiga de expandir totalmente.

Uma vez que a bexiga tenta expandir, e atinge o tecido da cicatriz, envia um sinal para o cérebro dizendo que precisa para esvaziar a bexiga. Quanto mais tecido da cicatriz tem, menos a bexiga pode expandir, e mais terá a sensação de ter de ir á casa de banho!


Não perca a esperança, tem tratamento
!
Poucos minutos de esforço da sua parte em trabalho de liberação do tecido cicatricial, e terá de volta a sensação urinária normal, o que acontece a cada duas a três horas.

Os casos mais complexos que podem ocorrer por aderências na cicatriz da cesariana são a dor pélvica e a dor durante as relações sexuais. As aderências sobre os órgãos pélvicos podem gerar uma dor intensa. Os nossos órgãos são estruturas muito sensíveis.

Quando a sua mobilidade é limitada, a dor é inevitável.

Durante a relação sexual, o útero precisa se mover superiormente. Se tecido cicatricial inibe esse movimento, empurrando-o profundamente durante a relação sexual, o resultado pode ser uma dor intensa. Isso muitas vezes leva a que a mulher evite quase completa o relacionamento sexual com o(a) companheiro(a).

Outra grande preocupação para aqueles que desejam ter mais filhos no futuro, é que as aderências podem ocasionar problemas de infertilidade.

Verdade que a massagem pode ou não prevenir todas as instâncias que já falamos, mas tem sido demonstrado que diminuiu os riscos e/ou impacto destes problemas na sua saúde futura, tanto curto como a longo prazo!

 

Como funciona a massagem no tecido cicatricial?

Quando massaja a sua cicatriz está a ajudar os tecidos a saber onde assentar corretamente e impedir que este cresça em locais indesejados, como na fáscia e órgãos vizinhos.

A massagem pode facilitar o aumento do fluxo sanguíneo, o que é benéfico para a recuperação da área. Mesmo em cicatrizes mais grossas, a massajem pode ajudar a impedir o seu crescimento, e por sua vez, melhorar o seu aspeto.

Mesmo se a cicatriz tiver dois ou mais anos massagem é ainda benéfica, mas requer uma abordagem mais disciplinada e vigorosa.

Lembre-se, nunca é tarde demais para CUIDAR DE SI!

 

Alguma dúvida ou questão mais específica sobre este tema, podem encontrar a Soraia aqui ou aqui. 

Têm também à vossa disposição o grupo de facebook Mulher-Mãe Saudável moderado por profissionais de saúde que vos darão dicas e ajudar nas vossas dúvidas.

6 replies
  1. Isabel
    Isabel says:

    Bom dia,

    Achei o vosso artigo muito interessante. Como se deve massajar a cicatriz? Durante quanto tempo? Obrigada

    Reply

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *