As picadas/mordidas de melgas, abelhas, pulgas (entre outros insetos) são muito comuns , principalmente com a chegada do calor.

Quando um insecto perfura a pele , a sua saliva irrita a mesma e por vezes (os que apresentam veneno) podem provocar um mecanismo de reacção do corpo face a esta invasão.

? Sintomas: pequeno papo vermelho com furo no local de picada ; vermelhidão; inchaço, dor ou comichão (dependendo do insecto).

Se a criança for alérgica à picada/mordida podem acontecer reacções mais exacerbadas como inchaço maior na zona afectada, urticária intensa e em casos muito graves choque anafilatico (dificuldade em respirar).

Não vamos por isso proibir actividades ao ar livre, pois são muito benéficas para a criança, mas sim tomar alguns cuidados, apostando na prevenção!

? COMO PREVENIR?

– Uso de roupa mais comprida durante os passeios ao ar livre (em vez de uma t-shirt de manga cova uma com mangas por exemplo!);

– Usar repelente de insectos (devem ser apropriados para crianças e bebés; os que apresentam a substância DEET são os mais eficazes; verifique se a dosagem é correcta assim como o modo de aplicação) – crianças com menos de 6 meses não devem usar repelentes!!!!

– Pode colocar mosquiteiro em redor do berço (para crianças com menos de 6 meses e a melhor opção);

– Evite usar perfumes ou outros produtos muito perfumados/com cheiro forte na roupa ou na pele, pois atraem os insectos;

– Ensine as crianças mais velhas que não devem ter medo dos insectos como abelhas (pois estas só reagem picando, se forem ameaçadas) e que não devem perturbar ninhos dos mesmos.

EM CASO DE PICADA:

– Pode aplicar uma pomada a base de calamina (uma planta que acalma a comichão e regenera a pele) ou em casos mais graves uma pomada com anti-histamínico.

– Colocar panos frios na zona ajuda a diminuir a comichão.

– Evitar coçar a zona, podendo manter a mesma exposta ao ar (pode cortar as unhas da criança mais rentes para não provocar infecção no local.

– Em caso de picada de abelha: deve retirar, se conseguir o ferrão com ajuda de um material com superfície plana (às vezes as pinças são piores porque espalham o veneno aumentando a dor e desconforto) e aplicar creme anti-histamínico se necessário.

Bons passeios! ????

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *