Devemos dar chucha ao bebé?

Esta é uma pergunta muito controversa… Muitos profissionais defendem que sim, outros nem por isso.Na realidade há bebés que não gostam, outros que recusam e os que não a dispensam…

Pontos positivos da chucha:
– Acalma o bebé através do reflexo da sucção (função cuja a maminha da mãe também faz e de forma muito mais eficaz!), nomeadamente durante um procedimento doloroso em que seja preciso acalmar o bebé (vacinas, tirar sangue, etc).

Pontos menos positivos da chucha:
– Se for introduzida antes da amamentação estar bem estabelecida o bebé pode se confundir e não ajuda no processo de alimentação do mesmo;

– Diversos estudos referem que pode interferir negativamente com a cavidade oral da criança;

– Um recém-nascido não tem musculatura na face capaz de segurar uma chucha e vai cair frequentemente, irritando-o mais.

ALTERNATIVAS:

1- Oferecer a maminha —> NÃO VICIA! 😉 (podem sublinhar e imprimir para todos lerem!)

2- Ou o seu dedo (previamente higienizado) ou a mão do bebé, naquele momento em que o bebé está mais inquieto e precisa do consolo para se acalmar.

Se tiver que introduzir não será um drama, contudo é recomendado:

– Introduzir a chucha somente se houver necessidade;

– Introduzir após a amamentação estar bem estabelecida (pode demorar um mês, 15 dias… depende de cada caso e bebé!).

Tome nota: Se na lista da vossa maternidade estiver o item “chucha” , a mesma não segue as orientações das normas da comissão dos Hospiais Amigos dos Bebés, podendo por isso ahver pouca formação dos profissionais e protocolos hospitalares que não favorecem a amamentação!

 

12 replies
  1. verita
    verita says:

    Bom dia…a minha bebé nasceu à 15 dias e julgo que está a fazer da mama chupeta. Isto porque quer mamar de hora a hora e depois mama 3m e adormece…nao será que esta “viciada ” na mama ? Ela não aceita chupeta já tentamos várias e vários truques…

    Reply
    • Carmen Ferreira
      Carmen Ferreira says:

      Olá Verita!
      Pelo 15º dia o bebé tem um pico de crescimento, pede mais mama e fica um pouco mais rabugenta. Daí ter a sensação que ela “faz da mama chucha”… é normal!
      Aconselho a fazer muito contacto pele a pele e oferecer maminha à vontade. Não tem problema algum! Até porque o bebé precisa de maior ingestão nesta fase de crescimento.
      A chucha de facto só deve ser introduzida após a amamentação estar bem estabelecida e se for necessário 😉

      Se a bebé não quer, não insista! 😉
      Ela não ficará viciada em mama, fique descansada! Se ela pede é porque necessita 🙂 Óptimo sinal que está acrescer com o seu leite.

      Estes picos duram pouco tempo por isso coragem e muitos miminhos para AMBAS!

      Reply
  2. Raquel
    Raquel says:

    Olá. Tenho uma bebe que faz 3 meses para a semana e não aceita chucha de nenhuma maneira. So quer a maminha da mãe. O problema é que também não aceita que a adormeçam doutra maneira. Só quer adormecer na mama! Eu tento por o meu dedo, a mão dela mas ela ainda fica mais irritada acabando por ter de dar a mama. Há alguma maneira de tentar mudar está situação? Gostava de a poder adormecer no colinho a fazer miminho como vejo as outras mães a fazer.

    Reply
    • Carmen Ferreira
      Carmen Ferreira says:

      Olá Raquel! Está a fazer tudo muito bem.
      Como referi alguns bebés não gostam mesmo da chucha… Não existe nenhum truque 😉 Temos apenas que respeitar.
      A preferência dos bebés pela mama é normal e natural, pode usar alternativas que a ajudem no dia-a-dia como babywearing (através do uso de panos/slings) e que ajudam o bebé a relaxar e a dormir mais tranquilamente ao seu colo.
      Com calma o seu bebé vai conseguindo adaptar-se e a Raquel também!
      Espero que tenha ajudado… Tudo a correr bem 🙂

      Reply
  3. Sónia
    Sónia says:

    Também o meu adora a maminha da mãe e até de médicos ouvi dizer que viciava e que deveria introduzir a chupeta.
    Como ele era tão agarrado à mama, fui tentando que agarrasse a chupeta, mas nunca forcei ou coloquei “líquidos milagrosos”…
    Tem sido uma luta contra as vozes do povo. E, confesso, que há dias em que esta dependência da mama extenua…
    E sim, a mama é a forma de o acalmar, de adormecer e mesmo de fazer de chucha.
    Agora, aos quase quatro meses, quando já fazia sonos de 4 e 5 horas seguidos durante a noite, voltou a acordar de 2 em 2 horas e em duas noites de hora a hora!!! Sempre a pedir mama. Porque será este “retrocesso”?! É desesperante. Parece uma tortura acordar de hora a hora…

    Reply
    • Carmen Ferreira
      Carmen Ferreira says:

      Olá Sónia, pode estar perante um pico de crescimento em que o bebé pede mais maminha e podem ficar até mais irritados ou inquietos. Ou até pode estar associado a algum desconforto intestinal das cólicas…
      Pode ser apenas uma fase, ainda que exigente para si claro… Experimente uma rotina nocturna mais calma, sem estímulos muito excitantes e façam muito contacto pele a pele para ajudar a minorar este desconforto. Despiste outros sinais de alarme e se persistir peça observação.
      Força e descanse também sempre que conseguir para diminuir esse cansaço, pois esta fase é muito exigente!
      Tudo a correr bem <3

      Reply
      • Sónia
        Sónia says:

        Agora “assustaram-me” porque chega a hora de ir para o infantário e a chucha ajudava a acalma-lo na ausência da mãe.
        Para além da dificuldade de estar habituado a adormecer à mama ou ao colo… Tudo o que as profissionais não desejariam… 🙁 Isso ainda deixa a mãe mais ansiosa.
        Sim, o meu bebé dorme muito bem sobre o meu peito e é a forma de o acalmar e adormecer durante a noite. Mas temo que também nisso se “vicie”…
        Os maus hábitos, a falta de regras, de rotinas,… Nunca imaginei que isso me preocupasse tanto já nesta faixa etária :O:-D

        Reply
  4. Isa
    Isa says:

    Bom dia. Li com atenção a sua publicação uma vez que também não defendo o uso da chucha como dado adquirido para todos os bebés. No meu caso optei por não tentar se quer introduzir uma vez que a bebe sempre foi muito tranquila. Neste momento tem 2 meses e meio e só quer dormir ao colo, há muito tempo que dorme 12 horas por noite, acordando uma vez para mamar, mas de há uma semana para cá que nao a consigo pousar! Acabo por adormecê-la deitada para só a transportar para o berço quando estiver ferrada, mas não me sinto confortável com essa opção. Será uma fase ou apanhou a “manha” do colo? Obrigada!

    Reply
    • Carmen Ferreira
      Carmen Ferreira says:

      Olá Isa! Fez muito bem, cada bebé realmente é único.
      Em relação ao adormecer no seu colo é perfeitamente normal porque é o sítio mais seguro que o seu bebé conhece. Era interessante perceber a idade do bebé para adequar algumas estratégias, adaptando a cada caso claro 🙂

      Reply

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *