O que é o perímetro cefálico?
É um dos padrões físicos a avaliar num bebé desde a nascença. Este parâmetro é importante para triar alguns problemas de saúde que possam advir.
Como evoluí o crescimento da cabeça do bebé?
A cabeça do nosso recém-nascido é maior que o seu corpo nesta fase, sendo que os múculos do pescoço ainda não conseguem segurar este peso. Daí termos que ser nós a segurar na cabeça do bebé, porque ele não o consegue fazer.
Quando a criança começa a crescer, o perímetro cefálico vai também crescendo e as fontanelas encerrando.
O que é importante é que este crescimento seja adequado ao ritmo da criança e não seja nem demais nem de menos, pois se assim for podemos estar perante algumas alterações clinicas.
Por isso, este é um parâmetro que os profissionais de saúde avaliam nas consultas e está incluído no boletim de saúde dos vossos filhos um gáfico para anotar esta evolução.

O que são as fontanelas?
As fontanelas são os espaços entre os ossos do crânio do bebé que ainda não encerraram. Estas fontanelas não estão encerradas, para que o bebé durante o parto consiga sair através do canal de parto, pois estas ao serem móveis possibilitam a passagem do bebé. Progressivamente, as fontanelas vão fechando e o perímetro cefálico crescendo.

SABIA QUE: Quando fazem o toque vaginal durante o trabalho de parto, o profissional consegue avaliar através das fontanelas, a posição do bebé.

É frequente os pais terem receio de tocar na fontanela das crianças, mas podem fazê-lo pois existem estruturas a proteger esta área, ainda que sensível, não há problema algum em tocar!

A avaliação das fontanelas faz parte do exame de rotina das crianças e através da sua palpação conseguimos perceber o estado geral do bebé quando em presença de alguma patologia

TOME NOTA: Se a fontanela estiver muito deprimida pode ser um sinal de desidratação. Quando a fontanela está “tensa” ou mais elevada pode ser um sinal de infecção, nomeadamente a presença de meningite ou de uma lesão intra-craniana ocupando espaço. No entanto é importante salientar que a fontanela deprimida ou elevada só por si, sem outros sinais, não tem significado patológico. Peça sempre observação médica para despiste de complicações clínicas.

Onde se regista o crescimento da cebeça do bebé?
Existem gráficos que nos ajudam a perceber se esta evolução é normal. Estes gráficos estão nos vossos boletins de saúde dos bebés e diferem ao longo dos meses e de acordo com o sexo da criança.

Existem algumas causas possíveis para a criança ter um perímetro cefálico acima ou abaixo da média das crianças. Não nos devemos esquecer que na maioria dos casos existe um padrão familiar e por isso o perímetro cefálico de cada criança acaba por ser semelhante ao dos pais.

Deixo aqui um exemplo do gráfico que aparece no boletim de saúde do vosso bebé, com os três parâmetros físicos a avaliar na criança:


NOTA: estes três parâmetros são meramente físicos. Numa boa avaliação da criança devem constar outros factores do seu desenvolvimento!

FONTE: WHO(2006) ; NCHS (1977)

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *