Como sabem esta semana celebra-se a amamentação e este tema traz-me sempre as emoções à flor da pele.
A amamentação tem sido o foco do meu trabalho ainda nos tempos de faculdade.
Estudar muito e ver na prática o que a natureza consegue fazer, só vos posso dizer que é algo de muito especial… Que também me fez acreditar em mim enquanto mulher e na nossa Humanidade!

Sinto uma imensa alegria quando uma mulher está feliz por amamentar, está feliz com o seu filho. Mas acima de tudo, se sente realizada!
Tenho visto cada vez mais mulheres realizadas… E isto deixa-me feliz!

Porém, ainda acho que a mulher não acredita que é forte e capaz de (um parto e) amamentar. A nossa força é imensa, o nosso potencial imparável! Quem vos disse o contrário, mentiu.

O que nos falta?

Confiança… em nós e no nosso bebé!
No tal instinto materno que falam… ele está lá e não falha! Estamos tão programadas para o que a sociedade nos diz e obriga a ser/fazer que não ouvimos o nosso corpo e o bebé.
Sim! Somos capazes, todas produzimos leite, todos os bebés são capazes de mamar. Quando surgem problemas vejo que as mulheres se culpam e escondem-se nas dificuldades, não as partilhando com um profissional ou com familiares. Esta partilha é tão importante… Que pode solucionar muitos destes problemas quando identificados atempadamente.

Às vezes as mulheres não amamentam, às vezes a mulher não quer, às vezes não sabe se quer ou tem medo… Às vezes impedem-na de amamentar (desde informações incorrectas, a más práticas…).
É uma pena para mim ver o potencial e depois não conseguir ajudar…

A todas as mães que ajudei e ajudo, a todos os bebés que vi nascer, mamar e agora andar (e com dentinhos!)… Obrigado por fazer parte do vosso percurso, por aprender também com vocês e por me mostrarem que este é o (meu) caminho.

Esta semana é especial!
Acreditem em vocês e no vosso bebé <3

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *