Os pais que amamentam podem não ter leite, mas têm o apoio, a palavra certa no momento certo e são outro estímulo para as mães continuarem a amamentação.

Os pais que amamentam nos primeiros tempos fazem as massagens na subida do leite, verificam se a pega está correcta, aquecem toalhas ou pachos de água quente, trazem comida e água para a mãe que está amamentar em livre demanda.

Os pais que amamentam participam no processo de amamentação e são fundamentais para o sucesso! Podem não ter leite, mas são importantes para todo o processo de amamentação SEM SOMBRA DE DÚVIDA!

O homem é uma das principais influências para a decisão da mulher continuar ou até mesmo querer amamentar. Apesar de não estarem “equipados” biológicamente para produzir leite, a presença e apoio do pai influencia a produção de leite na mulher.

Engana-se quem pensa que a amamentação é um processo a dois…

 

Por isso senhores é fundamental que invistam em formação para ajudar as suas esposas e as tranquilizem nos momentos mais desafiantes… Façam cursos de preparação para o nascimento ou até mesmo workshop´s ou cursos específicos de amamentação, só assim poderão adequar as estratégias a utilizar.

Muitos pais sentem-se até um pouco perdidos na fase em que o recém-nascido vem para casa e perdem a noção do papel a assumir (pois é tanta coisa em que pensar e fazer naquele primeiro mês…), mas lembrem-se da importância de um pai informado e que participa para a vossa família.

 

No caso de se sentirem perdidos aqui ficam umas dicas:
– Contacto pele a pele com o bebé é sempre positivo fazerem e ajuda a mãe a poder fazer outra tarefa (descansar/comer/tomar banho) e a vocês criarem laços com o bebé;

– Transportar o bebé num sling ou pano, ajuda a que consigam também fazer outras tarefas como referido anteriormente, mas COM o vosso bebé! Eles adoram o contacto e sentem-se mais calmos e protegidos;

– Verificar se a mãe já se alimentou e bebeu água (tendem a esquecer-se para dar resposta às necessidades do bebé e é fundamental uma boa alimentação para as mulheres que amamentam);

– Gerir as visitas , para que o momento de amamentação não seja perturbado;

– Muitos miminhos (nunca falha! Até porque as mulheres vão estar mais sensíveis no pós-parto e é normal que se sintam inseguras, portanto se querem ganhar a taça do campeonato este é um dos truques!)

Apesar do papel do pai na amamentação não ser igual ao da mãe, pode chegar a ser tão ou mais importante, porque faz uma grande diferença para a mulher ter o vosso apoio e para o vosso bebé, que vai ter uma experiência positiva de amamentação com todos os benefícios para a sua saúde e desenvolvimento.

Queridos pais: por favor amamentem também! 🙂

2 replies
  1. Patrícia Fernandes
    Patrícia Fernandes says:

    Adorei este post; dicas óptimas para os papás! Às 25 semanas descobri agora o seu blog e estou a adorar! Parabéns 😉

    Reply

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *