Como sabemos a alimentação é fundamental para o bem-estar, saúde e desenvolvimento do bebé. Porém, podemos diminuir o valor nutricional dos alimentos que oferecemos ao nosso bebé se não o conservarmos de forma adequada.
É importante ter em conta onde armazenar e como, pois a forma como guardamos os alimentos pode reduzir as suas propriedades nutricionais e até mesmo retirá-las ou introduzir produtos tóxicos para o organismo do bebé.
ONDE armazenar os alimentos do bebé? 
O recipiente de armazenamento da comida do bebé é de extrema importância dado que a maioria dos que encontra no mercado não estão preparados para armazenar e aquecer comida, libertando substâncias através do plástico de que é revestido. Esta libertação de um produto químico do plástico -chamado bisfenol- é altamente tóxico e tem um impacto tremendo na nossa saúde.
Pode optar por comprar recipientes isentos deste produto (costumam estar assinalados na caixa) ou guardar em frascos de vidro.
Tome nota– alguns estudos referem que o vidro pode reter as partículas de gordura nas suas paredes, por isso para não perder este elemento fundamental na dieta do bebé, pode optar por armazenar e aquecer no recipiente de vidro pois assim a gordura volta a misturar-se com os restantes ingredientes, aumentando as propriedades nutricionais dos alimentos que oferece ao bebé.
COMO armazenar os alimentos? 
Quando terminar de realizar as suas receitas deve armazenar a comida nos devidos recipientes, quer no frigorífico (para consumir brevemente) ou no congelador (se for a longo prazo).
Congelador:
Os alimentos guardados a -17 graus ou menos estão seguros por bastante tempo, uma vez que o frio evita a contaminação dos alimentos por bactérias. Contudo, os alimentos congelados muito tempo podem ficar queimados pelo frio e perdem bastante o seu valor nutricional. Para que isto não aconteça deve retirar o ar do recipiente que vai congelar e consumir de forma mais breve (máximo 3 meses) a refeição congelada.
Frigorífico:
No frigorífico a maioria da comida dos bebes (papa/purés) podem ser guardados entre 3 a 5 dias, numa temperatura de cerca de 5 graus.
Dica: Não armazene comida que o bebé já teve contacto. Porquê? Pois quando coloca a colher na boca e posteriormente na comida do bebé, essa comida fica contaminada com germes da boca, que posteriormente desenvolvem-se e proliferam para toda a comida do bebe.
Quando o bebé terminar de comer deite fora o que ficou no prato. Opte por guardar apenas as refeições que o bebé ainda não comeu.
Desta forma vai garantir que a comida do bebé está em boas condições , para que os nutrientes sejam bem assimilados durante a digestão!
Espero que estas dicas tenham sido úteis 🙂

Vejam mais sugestões de receitas no facebook/intagram!

 

Um artigo exclusivo para o @Barrigas de Amor

11 replies
  1. Ana Soraia Gomes
    Ana Soraia Gomes says:

    Olá Carmen, a maioria dos artigos que tenho lido fala em congelar sempre a sopinha e todos os dias tirar uma dose do congelador (para bebés a iniciar a alimentação complementar). No entanto em cima relata que podem estar 3 a 5 dias no frigorífico. Isso é mesmo assim e sem problemas? Papas também? Por exemplo uma papa de aveia pode ser feita em quantidade e armazenada em partes para poder ser dada em dias separados (para levar para a creche, por exemplo)? Isso era excelente porque permitia cozinhar ao domingo e ter as refeições do bebé prontas para a semana sem receio de pôr em risco a sua saúde. Muito obrigada!

    Reply
    • Carmen Ferreira
      Carmen Ferreira says:

      Olá Soraia! Sim é possível, até para que a logística não seja demasiado complicada.
      Nos dias de maior calor deve somente assegurar que armazena logo de imediato as sopas/papas no frigorifico (depois de arrefecerem).

      As papas de aveia se forem feitas com água pode armazenar sem problema 3/4 dias. Se for com leite podem azedar mais rápido (confirme sempre antes de dar ao bebé).
      Se quer assegurar que os alimentos não se estragam de certeza, pode congelar! Se for para um uso breve, no frigorifíco consegue armazenar de forma segura também.
      Em geral se usa alimentos biológicos já sabe que a sua duração é inferior, dado serem o mais puro possível, sem toxicos e portanto às vezes não conseguimos armazenar 5 dias… Vá testanto também conforme a potência do seu frigorífico.

      Reply
  2. Soraia Ferreira
    Soraia Ferreira says:

    Boa noite. O meu filho vai agora para a creche e como faço papas caseiras tenho de as levar todos os dias para a creche. Por norma “cozo” as farinhas em água, depois de engossar junto 30 ml do leite dele e adiciono fruta crua ou cozida (maçã, pêra, papaia ou mamão até agora) e trituro tudo. Não há perigo de fazer de manhã e na creche guardarem no frigorífico para darem à tarde? tendo a fruta? Posso guardar tb de um dia p outro? E congelar? (As minhas dúvidas são apenas por já conter fruta). Muito obrigada

    Reply
    • Carmen Ferreira
      Carmen Ferreira says:

      Olá Soraia! Pode perfeitamente fazer isso no próprio dia. Peça às educadoras para verificar se não azedaram pelo cheiro 😉 (às vezes nos dias de calor acontece de forma mais frequente) .

      Tenha alguma atenção se guardar de um dia para o outro e andar a retirar do frio várias vezes, pois podem estragar.

      Se quizer congelar também é possível, mas pode perder algum valor nutricional… Tudo a correr bem!

      Reply
  3. Maria Cardoso
    Maria Cardoso says:

    Boa noite. A sopa e as papas só devem ser colocadas no frigorífico depois de arrefecerem ou ainda quentes?
    Obrigada

    Reply
  4. Tânia
    Tânia says:

    Bom dia. Vou iniciar as sopinhas e fruta ao meu bebê. Aconselha alguns recipientes específicos ou que conheça para guardar a papa? E onde posso ver tipos de sopas e papas para dar ao bebê? Obrigada beijinhos

    Reply
    • Carmen Ferreira
      Carmen Ferreira says:

      Olá Tânia! Procure recipientes com as características acima referidas ou os tradicionais frascos de vidro, que são óptimas opções ?
      As papas pode procurar aqui no blog , existem algumas sugestões de receitas! ?

      Reply
  5. Mónica
    Mónica says:

    Bom dia.

    A sopa deve ser aquecida em banho-maria ou pode ser aquecida diretamente na panela em lume brando?
    Obrigada

    Reply
    • Carmen Ferreira
      Carmen Ferreira says:

      Olá Mónica! Pode aquecer directamente na panela, até será mais prático (fora de casa pode optar por um termo ou passar por água corrente morna da torneira). Lembre-se sempre que não é benéfico aquecer a altas temperaturas, para não destruir os nutrientes presentes ?

      Reply

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *