A maior parte do nosso corpo é constituído por água, sendo esta fundamental para múltiplos processos celulares do nosso corpo. O nosso bebé também precisará de água para crescer de forma saudável.

Mas quando podemos dar água ao bebé?

Muitos pais têm esta questão logo de início, principalmente durante o processo de amamentação. Pois bem, os bebés amamentados exclusivamente (ou seja, que só fazem maminha) NÃO precisam de ingerir água, uma vez que o leite materno tem uma componente aquosa que é rica em nutrientes.

E se o bebé tiver sede?

Pede mais maminha! J

Quando podemos dar água ao bebé?

Pelos 6 meses, altura que começam a introdução de sólidos, já podemos oferecer água ao bebé em complemento com as refeiçoes. A sopa terá água, algumas papas também podem ser feitas com água (outras leite, conforme a indicação de preparação da mesma).

Como escolher a água para o bebé?

Recomenda-se o uso de uma água engarrafada, o mais alcalina possível (pH superior a 7) ou filtrada e posteriormente fervida.

Quando e como oferecer água ao bebé?

Pode oferecer nos intervalos da refeição, pois durante a refeição se o bebé ingerir muita água terá menos apetite e não ajudará no processo de digestão. O método pode variar conforme a preferência do bebé: tetina ou colher!

Que quantidade de água devo dar por dia ao bebé?

Varia consoante a idade do bebé e a sua actividade diária. A quantidade de água também varia conforme as situações de doença no bebé (existem situações que se deve reforçar a ingestão de água).

Contudo, aproximadamente até aos 6 meses o bebé deve ingerir 100 a 200ml de água (caso tenha começado a ingestão de sólidos pelos 4-5meses), pelos 7 – 12 meses ronda entre os 600ml e após um ano o bebé deverá ingerir cerca de 1L.

Em situações o bebé deve reforçar a ingestão de água?

– Febre (previne a desidratação e ajuda no combate da infecção)

– Expecturação (ajuda a fluidificar as secreções)

– Diarreia (previne a desidratação)

– Nos dias de grande calor, ou quando for à praia, ou após actividade física: ginástica/natação/brincadeiras com os manos (para prevenir a desidratação e repôr a água que saiu através da transpiração)

O meu bebé não gosta de água, o que fazer?
Não é necessário insistir! Ofereça, mas respeite a sua vontade.

Opções: realizar um sumo de frutos (com água e fruta apenas!) ou colocar na água rodelas de fruta para aromatizá-la. Nas crianças mais crescidas (após 1 ano) pode oferecer água de cocô, como uma excelente alternativa nutricional (hidrata e tem imensos nutrientes!).

11 replies
    • Carmen Ferreira
      Carmen Ferreira says:

      A mesma coisa Susana! 😉
      Já ingerem a água com que preparam o leite artificial (que deve cumprir os mesmos critérios acima descritos), não precisam de nada extra.
      Após introdução de sólidos pode ingerir a água também como está referido! 🙂

      Reply
  1. Marta Santos
    Marta Santos says:

    O meu filho começou a sopa há 3 dias (tem 4 meses) e mama, devo começar a dar os 100ml a 200ml por dia?

    Reply
    • Carmen Ferreira
      Carmen Ferreira says:

      Ainda não necessita de dar esse volume todo para já… Ofereça a água nos intervalos da alimentação e de forma progressiva ele vai prefazendo esse volume. Ao fim do primeiro/segundo mês de alimentação ele já irá fazer este volume.
      Se ainda dá maminha, os bebés podem preferir como hidratação, a maminha à àgua… Não tem problema algum! 🙂 Em vez dos 100 faz menos e em compensação faz mais maminha!

      Reply
  2. Sofia
    Sofia says:

    Bom dia,
    A minha bebe tem 4 meses e 23 dias e ontem demos lhe sopa pela primeira vez! Batata e cenoura. Demos meia concha, a sopa estava mais para o espesso… Ela comeu tudo, mas 3 horas depois chorou durante 1 h… Colicas… E mais colicas. Logo quando nasceu sofreu muito de colicas, a minha questao é, sera que o seu aparelho digestivo ainda nao esta pronto para a sopa? Sera preferivel dar lhe leite adaptado? Vou comecar a trabalhar na proxima semana, tenho algunma reserva de leite materno, mas nao sei se sera suficiente! O que sera preferivel?
    Obrigada

    Reply
    • Carmen Ferreira
      Carmen Ferreira says:

      Olá Sofia!
      Depende da evolução da sua bebé… porém sempre é preferível a sopa ao leite artificial, pois este último é um produto processado.
      As cólicas podem intensificar um pouco na introdução dos alimentos, por isso recomendo que ofereça probióticos para ajudar a reforçar o intestino da sua pequenina.
      Progressivamente ela vai se habituando! Tudo a correr bem 🙂

      Reply
    • Carmen Ferreira
      Carmen Ferreira says:

      Olá Sofia! A sopa sempre tem um valor nutricional melhor que o leite artificial, além do que este último pode fazer mais cólicas. Experimente fazer a sopa durante mais algum tempo para que o sistema digestivo da sua bebé se habitue. Neste sentido, a toma de probiótico também vai ajudar! 🙂
      Tudo a correr bem!

      Reply
  3. Sofia
    Sofia says:

    Boa tarde,
    A minha bebe vai fazer sete meses. Começou a sopa e fruta ao 6 meses, ao almoço, o resto das refeicoes é maminha. Desde que iniciou a sopa esta bastante obstipada. Fezes muito secas e grande dificuldade de expulsao. Nao bebe agua praticamente nenhum, sera por isso? As sopas que lhe dou sao de consistencia grossa porque come melhor assim…
    ObrigAda

    Reply
    • Carmen Ferreira
      Carmen Ferreira says:

      Pois é normal nesta fase Sofia!
      Aposte em legumes como a batata-doce e algumas frutas como o abacate e papaia, que também ajudam! E continue a dar maminha!!! 🙂 Progressivamente a bebé vai começar a digerir melhor os alimentos e a maturidade intestinal vai se desenvolvendo.

      Reply
  4. Carla
    Carla says:

    É melhor começar por uma papa ou por sopa a introdução dos sólidos no bebé? Mesmo devia a questao intestinal…

    Reply
    • Carmen Ferreira
      Carmen Ferreira says:

      Olá Carla! Tudo depende da sua orientação e recomendações do pediatra. Pela questão intestinal poderá ser mais benéfico a sopa, ao invés de papas com teores elevados de açúcar. Não quer dizer que não possa alternar com papa caseira e saudável, feita por si! As fibras dos alimentos ajudam no transito intestinal, assim como a água e probióticos.

      Reply

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *