1- Primeiro alimento: Há que decidir que alimento irá optar primeiro, da listagem permitida.

Tome nota: tudo que seja doce à partida torna este processo num bom começo

Não há um puré certo ou errado, temos que experimentar para adaptar ao nosso bebé! Por uma questão de alergias alimentares, é aconselhável nesta fase inicial, oferecer os purés só com um/dois alimentos, e mais tarde variar as combinações.

Segue-se uma listagem de possíveis combinações:
– Maçã com um pouco de canela
– Cenoura
– Abacate esmagado
– Cereal de arroz
– Cereal de aveia
– Cereal de quinoa
– Banana esmagada
– Batata-doce

2- Utensílios:
– Colher adaptada a bebés
– Pratos pequenos e com fundo
– Cadeira com suporte para o bebé comer

Ok… então já têm o puré cozinhado, a colher e a tijela fantásticos…. E agora?

3- Em que período introduzir o alimento?

A introdução do novo alimento deve ser realizada no período da manhã (meio da manhã ou almoço – conforme a vossa rotina e disposição do bebé) nas duas primeiras semanas, de modo a que o processo de digestão seja mais fácil (pois o seu pico de bom funcionamento ocorre pelas 12horas) e não atrapalhe o sono.

Primeiro dê um pouco de maminha antes de começar este processo (meia hora antes), pois não queremos que o bebé comece a nova experiência com fome e irritado.

Até pode ir dando maminha alternando com a papa. Não espere que ele coma logo tudooooo do pratinho!

4- Como começar?

Comece com 1 a 2 colheres da papinha (previamente aquecida – NUNCA no microondas!) de forma gentil e na lateral da boca (uma vez que eles ainda não têm a capacidade de abrir a boca como os adultos perante uma colher).

DICA: Coloque um pouco do puré que realizou na tijela do bebé e o resto pode armazenar (mas não use todo de uma vez pois os microrganismos da saliva do bebé, quando volta a colocar a colher na tijela, vão permanecer nessa comida e proliferar)

Experimente então colocar um pouco do alimento na colher na lateral da boca e veja a reacção do bebé. Vai perceber logo se ele está nessa onda 😉 Se o bebé agarrar a colher na tentativa de querer mais alimento, fantástico! Se ele largar a colher e ficar a saborear a comida… Yupie!
Se por acaso nenhum dos cenários acontecer e o bebé fechar a boca e não achar muita piada, não desespere e não force… com calma ele vai se adaptando! Veja se ele está interessado em brincar e explorar a textura da comida! Se não estiver, guarda a papa e tente no dia seguinte.

TRUQUE: Por vezes começar a papa experimentando oferecer um pouco no seu dedo (previamente lavado) pode ajudar a despertar o interesse e é menos assustador para o bebé que a colher.

Isto não vai ser um processo LIMPO! Okay….? Quanto mais os bebés gostam da comida mais vão querer explorar com as mãos, na cara, na roupa… na parede! etc..

DICA: tenha ao pé de si, para além do babete, algumas toalhitas ou panos de cozinha – prepare-se porque a “Guerra vai começar!”

5- Que quantidade oferecer?

Comece por oferecer 2 colheres num dia… depois vendo a reacção aumenta o número de colheres. Se ele ainda tiver fome ofereça a seguir maminha!
Após alguns dias pode aumentar o volume de comida, mas este aumento deve ser de uma colher progressivamente.
Lembre-se que as calorias e nutrientes principais vêm da maminha e neste momento o que queremos é facilitar a transição para a ingestão de sólidos e não começar logo com um banquete!

6- Alergias:
Se a qualquer momento da introdução de novos alimentos notar ou desconfiar de alguma intolerância ou reacção alérgica como: borbulhas na pele, pele muito vermelha (rush cutâneo), comichão, falta de ar, diarreia e/ou vómitos, deve parar e procurar um profissional de saúde!

No próximo post vamos aprofundar os alimentos segundo a idade do bebé, a sua combinação e quantidade… Vão ter direito a umas receitinhas! Estejam atentos para mais informações sobre este tema!

Vejam as receitas saudáveis para bebés, todos os domingos na página do facebook! 😉

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *