Nos dias de hoje o microondas dá um jeitão! Vivemos a mil e as comidas têm que ser rápidas!
E um bebé com fome… o leite era para ontem meus amigos… 🙂

Mas quais são os perigos deste electrodoméstico que seria quase impossível viver sem ele no actual século???

Um estudo de Stanford revela que aquecer leite materno, mesmo num nível baixo, destrói propriedades importantes do leite, principalmente as imunoglobulinas responsáveis pelas defesas naturais do nosso organismo!
A Direcção Geral de Saúde e a Associação Internacional de Consultores em Lactação defendem que o microondas não deverá ser utilizado no leite materno.

Existem alternativas ao microondas, no que diz respeito ao aquecimento do leite materno:
– Aquecedores de biberões
– Ou simplesmente passar pela torneira com água morna (veja as dicas mais a baixo)

Efectivamente os bebés não precisam de leite “quente”, eles não se incomodam! O leite durante a mamada sai à temperatura do corpo da mãe, porém o bebé não vai rejeitar se o oferecido estiver à temperatura ambiente!

O típico banho-maria deixou recentemente de ser utilizado, pois a partir do momento em que a água entra em ebulição, a subida da temperatura continua e pode em segundos destruir proteínas importantes (que se degradam com o calor intenso devido à sua estrutura orgânica).

Indicações da Direcção Geral de Saúde:
1- Utilizar o leite guardado no frigorífico com extracção mais recente possível. Se não for possível utilize o primeiro leite com data de armazenamento mais antiga.

2- Utilizar o recipiente em que o leite foi armazenado, se possível, para evitar contaminações ao passar para outro recipiente.

3- Passar o recipiente por água quente sem exceder os 37º C – Assegurar que a água não entra em contacto com a tampa do recipiente

4- O leite congelado pode ser descongelado lentamente no frigorífico ou à temperatura ambiente. Em caso de ser feito á temperatura ambiente, monitorize o processo, para verificar se o gelo ainda está presente antes de aquecer o leite

5- Para aquecer o leite basta passar por água quente da torneira, ou colocar num recipiente com água quente (temperatura não superior a 37ºC)

6- Antes de oferecer ao bebé confirmar na sua mão (costas da mão) se não está demasiado quente.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *