O esperma masculino tem vários constituíntes, sendo que os espermatozóides são apenas 10% deles. O restante são vitaminas, lípidos, etc para nutrir os espermatozóides e ajudá-los a cumprir a sua missão: fecundar o ovúlo.
A produção de espermatozóides deve ser adequada para conseguir concluir o seu objectivo, portanto a quantidade é importante mas a sua qualidade também. Os espermatozóides devem ter mobilidade e motilidade para que sejam rápidos a chegar ao ovúlo e assim fecundá-lo.
Pois é, os meninos precisam de estra fortes, vivos e bem “fitness” para se moverem através da vagina até às trompas de falópio. Este caminho é bem exigente, quase como uma espécie de maratona.
Por isso o estilo de vida do homem é fundamental para estes pequenos companheiros, por isso tomem nota meninos:
- Alimentação equilibrada, com frutas/verduras/cereais. Apostem em alimentos ricos em vitamina C e D, zinco e ácido fólico
- Prática de exercício físico moderado, atenção às práticas de actividades que impliquem a zona genital e que a aqueça muito (por exemplo bicicleta).
- Sono reparador para ajudar as hormonas a funcionarem bem
- Reduzir a ingestão de álcool, dado que diminui a testosterona e assim a quantidade de espermatozóides.
- Atenção aos fumadores porque diminui a qualidade dos espermatozóides
- Evitar banhos quentes/saunas ou até usar o computador no colo, pois aquecem a zona testicular e assim eliminam a vida dos amiguinhos. Essa zona é para andar à fresca
Mas os homens não são férteis para toda a vida?
Fiquem os senhores a saber que partir dos 25 anos começa o declinio da produção de espermatozóides de forma lenta (mais lenta que as mulheres é um facto, mas ainda assim também vos toca a vocês meninos!).

Como é que eu posso ver se os meus espermatozóides estão aptos?
Através do espermograma e avaliar valores de testosterona e funcionamento da tiróide e ter uma consulta médica para avaliação completa!
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!