Parte 2 do mitos que envolvem a amamentação e gravidez… preparem-se porque são muito assustadores:

 

A mulher que amamenta não pode fazer a depilação. FALSO!

Não estou a dizer que precisam de fazer, isso cada uma tem a sua preferência não sendo obrigatório nem para o parto (veja mais sobre este tema aqui).

Cremes depilatórios são compatíveis, desde que retirem bem o excesso. As depilações a laser ainda pouco estudadas, mas à partida seguras na amamentação. Na gravidez dependendo da zona e do tipo de máquina poderá também ser possível.

Um dos riscos comuns e mais relatados por grávidas que fizeram a depilação a laser é o facto de ter ocorrido o crescimento de pelos onde eles antes não existiam. Contudo, apesar de ser feita essa associação, a causa desse crescimento não é o laser, mas sim as alterações hormonais sofridas pelo organismo feminino durante a gestação.

Outro risco da depilação a laser na gravidez está relacionado com o creme anestésico que muitas vezes é aplicado antes do tratamento. Assim, mesmo as clínicas de estética que aceitam fazer a depilação a laser em grávidas, recusam o uso deste creme devido ao fator de absorção da pele. Durante esta fase da vida de uma mulher, todos os químicos que entram na corrente sanguínea podem prejudicar o funcionamento do bebé, e como tal, qualquer anestésico deve ser prescrito pelo médico obstetra.

 

 

A mulher que amamenta não pode fazer Rx : FALSO!

Muitas mães são aconselhadas de forma errada quando se deparam com situações clincias que exisgem este exame. O mesmo se passa com ecografias, tomografias computorizadas ou ressonância magnética. Apenas deixo uma ressalva, em caso de ser necessário o uso de contrastes, estes sim passam para o leite materno mas quase não são absorvidos por via oral no bebé. Deve por isso ser avaliado cada caso para perceber se o exame pode ser adiado ou se o bebé pode ser exposto a esta quantidade mínima.

É possível amamentar após Rx sem ter que desperdiçar leite ou espaçar as mamadas!

 

TOME NOTA: Porém a mulher grávida sim, deve ter precaução e evitar a exposição a radiações. 

 

An adorable preschool “doctor” studying an x-ray. On a white background.


Estes foram os mitos de hoje… para a semana há mais!

Em último caso, sempre que tiver dúvidas relacionadas sobre o que pode ou não interferir no correto desenvolvimento do feto, ou na saúde da mãe, o ideal é mesmo consultar o profisisonal de saúde que vos segue.

3 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *