Onde deixei as chaves? Esqueci-me desta consulta!

Será que o meu cérebro mudou desde que engravidei?


Sim!

Mas não se sintam a Dori do Nemo…

Primeiro que tudo a vossa atenção passou das coisas comuns para algo muito mais complexo e exigente do ponto de vista emocional. Há que gerir muitas coisas, algo que nós já estamos habituadas, não é verdade meninas?

Mas depois do ponto de vista da fisiologia da coisa também mudamos quando estamos grávidas até ao pós-parto…

 

  • O meu cérebro encolheu? 
    Pesquisas revelam que o cérebro da grávida reduz de facto de tamanho… Mas calmaaaaa!
    Isso não quer dizer que percam capacidades intelectuais, muito pelo contrário! Na maternidade será fomentado o desenvolvimento de outras áreas cerebrais que até agora não foram utilizadas…
    Este ajuste no tamanho cerebral que o nosso corpo faz no pré-natal, após o parto volta tudo ao normal com o bónus de o cérebro atingir a sua maturidade de funcionamento, pois terá mais actividades a desenvolver e coordenar.
    Sim, no pós-parto ainda com a privação de sono e a responsabilidade de cuidar de um bebé, acrescido ao facto de estarmos apaixonadas por aquela pessoinha… Ficamos mais espertas, ágeis e com a intuição no seu potencial máximo! #likeaboss

    • Ocitocina ao ataque!
      Lá vem ela mais uma vez … Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça… é ela a menina que passa. Desde o parto até ao pós-parto ela é que manda! Esta hormona produzida no nosso cérebro vai deixar-nos mais sensíveis, vai fazer com que sintamos tanto amor nesta fase… mas também nos faz virar uma fera se tocam na nossa cria…
      Por isso mesmo podemos andar mais distraídas e focadas no bebé e não em datas ou eventos sociais..
    • Todos para a direitaaaaa: Lado direito do cérebro irá funcionar mais!
      Nada a ver com política atenção, mas o hemisfério direito está ligado à parte mais emocional, criativa e à intuição. Tudo o que uma mãe usa mais do que mil vezes por dia com o seu bebé.
      Pois é, se usam mais o lado esquerdo agora com a maternidade vão notar muitas diferenças em vocês… sempre para melhor!

 

    • Não me sais da cabeça: Células fetais migram para cérebro materno.
      Que um filho entra na nossa vida e invade o nosso coração, já sabíamos… Agora que também as suas células podem literalmente migrar para o cérebro da mãe, são dados recentes de pesquisas que prometem revolucionar o tratamento da doença de Alzheimer.
      Inclusive, esta pesquisa chega a ponderar que de facto a mulher que tem mais filhos estará protegida com mais células cerebrais dos seus filhos.Ok Carmen e agora o que fazemos?Não vos podia deixar ir embora sem dar as minhas super DICAS:

      – Escrevam tudo na agenda ou telemóvel! E deixem lembretes ao maridão para vos ajudar;- Apostem em alimentos ricos em gordura boa e um suplemento de ómega  3 até ao pós-parto para ajudar à função cerebral;

      – Muita água, já sabemos que ajuda a tudo, especialmente nas funções cerebrais.

      – Descansem para que as células cerebrais se reparem! Quem está no pré-natal tente aproveitar para fazer uma sesta e cumprir as suas 8h-12h de descanso nocturno. Eu sei que às vezes a barriga não deixa… mas as almofadas de amamentação também podem ajudar na posição para dormirem melhor. As meninas do pós-parto durmam quando o bebé dormir e deleguem tarefas!

      – Consumam cacau cru em pó ou pepitas! Ajuda na função cerebral mais uma vez e no nosso humor… Atenção deverá ser sem açúcar ou com o mínimo possível, ok darling?

      – Frutos secos também ajudam muitoooo na cognição e memória. Comam uma mão cheia dia sim dia não! 😉

      – Partilhem este post para que as pessoas saibam que estão a mudar… para algo mil vezes melhor e que a maternidade não nos diminui, não nos torna inferiores, “burras” ou esquecidas… é um upgrade ao nosso cérebro! #dealwiththat

1 reply

Trackbacks & Pingbacks

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *