Aquela sensação de fogo que vem do peito até à boca…
Não é poesia minhas queridas… é azia!


A azia é comum acontecer no período da gravidez, especialmente no 2º/3º trismestre e a sua causa (advinhem!) está relacionada com:

  • O relaxamento da musculatura lisa (aquela em que não mandamos…o cérebro é que faz tudo por nós) provocada pelas lindas e queridas hormonas;

 

  • O aumento da pressão intra-abdominal, pois agora tem um vizinho muito querido (o vosso baby!), mas que à medida que cresce desvia e pressiona o estômago da mãe.

Tudo isto leva a que o ácido que temos dentro do estômago suba e dá esta sensação de que temos um dragão dentro de nós! ?


Não muito há fazer no que diz respeito a evitar totalmente este sintoma… Pois é algo comum!

Algumas mulheres terão este sintoma mais exacerbado que outras, também tendo em conta os seus antecedentes, alimentação e estilo de vida, tamanho do feto …

 

Porém, podemos sempre atenuar este sintoma de forma mais natural, tomem nota: 

 

1? Evitar alimentos demasiado gordurosos (prefiram optar por gorduras boas e vegetais e evitem as hidrogendas que só prejudicam o nosso organismo), muito condimentados ou que vos provoquem gases;

 

2? Não comer em demasiada quantidade, pois com o estômago cheio e pressão uterina, é mais provável que haja azia;

 

3 ? Deverão também não dormir ou deitar logo a seguir às refeições, para que no plano horizontal não haja saída do suco gástrico para esófago (e não aumente a azia). Podem dar um passeio com o maridão depois do jantar romântico ?

 

4? Antes de irem dormir, podem tomar um “shot” (calmaaaaaa!) de aloé vera! Esta planta é só fantástica para alcalinizar o pH do nosso estômago…. e ajuda a ter uma pele top!

DICA: Atenção, optem por aloé vera puro!!! Sem açúcares escondidos ou outras substâncias! Não é um sabor fantástico, mas podem misturar na água ou numa infusão relaxante antes de dormir.

 

5? Elevem a vossa cabeceira quando forem dormir e escolham, se possível, ficarem viradas para lado esquerdo;

 

6? Às refeições comam uma rodela de abacaxi ou ananás, para ajudar a neutralizar a acidez do estômago?


Já sabem que se este sintoma persistir devem SEMPRE pedir observação do profissional de saúde que vos segue para adequar alguma terapêutica nos casos mais severos.

 

E vocês? Também tiveram este sintoma?

Partilhem comigo as vossas estratégias!

4 replies
  1. Ana Rita Santos
    Ana Rita Santos says:

    Olá Enf. Carmen. Estou grávida pela 1a vez e já conto com 26 semanas. Mesmo antes de saber que estava grávida tinha muita azia (foi logo um dos primeiros sintomas que o meu corpo deu) e adivinhe: a azia ainda não me passou. E é horrível. Se tenho azia é porque bebo leite, então passo para o leite sem lactose fico sem azia uns dias mas depois volta. Depois se como fico com azia se não como com azia fico. Mas o que me chateia mais é durante a madrugada que acordo com uma azia tão grande que até dá vómitos. O que poderei fazer mais (além dos seus conselhos que aqui dá visto eu aplicá-los recorrentemente)? Muito obrigada e beijinhos

    Reply
    • Carmen Ferreira
      Carmen Ferreira says:

      Olá Ana! Além destas dicas, talvez precise de alguma medicação para melhorar sintomas. Peça observação médica nesse sentido se de facto vir que não melhora. Tenho tido bom feedback do uso de aloe vera antes de dormir para neutralizar ácido do estomâgo.
      Tudo a correr bem! <3

      Reply

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *