O Teste do Pézinho (ou diagnóstico precose) é um exame para rastreio de doenças metabólicas que podem surgir nos pirmeiros tempos de vida da criança (vejam aqui a lista de doenças que este teste abrange: http://www.diagnosticoprecoce.org/doencasrastreadas.htm).

Quando se faz?
– Entre o 3º e o 6º dia de vida do bebé. Este intervalo de tempo é importante respeitar porque o bebé nesta fase já teve contacto com porteínas do leite materno e é relativamente cedo para intervir em caso de algum problema de saúde.

Onde posso fazer o teste?
Todos centros de saúde e algumas maternidades e clínicas fazem.
O teste é gratuito, não sendo obrigatório. Fica ao critério de cada pai decidir que o pretende realizar.
Deve ser realizado por um enfermeiro.

Como é feito o teste?
O próprio nome já sugere como é realizada a técnica de colheita, através de uma picada no pé do bebé. O sangue proveniente dessa picada deverá preencher  as 4 bolas do teste (ou pelo menos 2 desde que bem preenchidas).
O cabeçalho do teste ficará em nome da mãe e deverá ser preenchido TODOS os campos pelo profissional de saúde que o realizar.

 

 

 
O que esperar?
Ao fim de alguns dias caso seja diagnosticado algum problema de saúde o instito do Porto entra em contacto com os pais para definir o protocolo a seguir e a que centro de tratamento devem se dirigir. Se não vos ligarem, podem consultar o teste online no site http://www.diagnosticoprecose.pt e o log in para entrar no teste é o número do código de barras que vos deram após a colheita.

 

DICA: para que o teste seja menos desconfortável para o bebé e o fluxo de sangue seja maior, podem realizar durante este procedimento durante a amamentação. Assim o conforto do bebé aumenta!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *