Não se preocupem, não precisam de comprar nada desta lista, não são necessários gadgets extra nem aplicações para o Iphone…

Quando temos um bebé recém-nascido necessitamos de muitas coisas, mas a maioria delas não é digital ou material. E vão fazer TODA a diferença na vivência da vossa parentalidade.


1- Braços tonificados:
O exercício mais frequente que vão treinar nos primeiros tempos da maternidade/paternidade é mesmo o bicipet… Sim, pegar no bebé ao colo NÃO vicia, NÃO faz mal, nem CRIA manhas… O contacto com os pais torna o bebé mais seguro e menos stressado, ajudando a que se mantenha mais calmo e desenvolva melhor. Por isso, usem bastante os vossos braços e peguem no vosso bebé À VONTADE!
DICA: podem usar slings ou pano, para descansar um pouco! Vejam mais aqui (código para desconto: olabebesaudavel) . 

 

2- Sorriso diplomático:
Este ítem vai fazer muita falta quando alguém fizer um comentário menos próprio ao vosso modo de cuidar do VOSSO bebé, aqueles comentários desnecessários e que nos tiram toda a confiança… Não vale a pena discutir ou argumentar, usem o melhor acessório: Sorrir e acenar!

 

3- Nervos de Aço:
Pois é, a parte hormonal da mulher está ao rubro, a privação de sono pode não ajudar e assim que o vosso bebé chora… vocês ficam preocupados e quase em modo pânico! Não se preocupem com o choro do bebé, pois é uma forma de comunicar com o mundo. Respirem  fundo e tentem perceber que necessidade tem o bebé em falta para poderem agir com calma.

TOME NOTA: Um sinal de alarme é um bebé chorar mais que 6 horas por dia (não seguidas).

 

4- Super bexiga:
Sim, a vossa bexiga esteve cerca de 39-40 semanas a ser comprimida e agora no pós-parto precisa de uma atenção especial! A recuperação do pavimento pélvico é fundamental para o bem-estar da mulher, a sua sexualidade e evita inúmeros problemas de saúde a médio, longo prazo.
Portanto, assim que possível recomecem logo os exercícios de Kegel (pode ser logo a seguir ao bebé nascer) e várias vezes ao dia (por exemplo sempre que mudarem uma fralda, façam os exercícios… ou sempre que derem maminha! Assim não se vão esquecer, além do que as mulheres são óptimas no multitasking!).

Procurem também apoio de um fisioterapeuta do pavimento pélvico para vos orientar e seguir com mais atenção!

 

5- Um filtro:
Um filtro dos bons, que nos ajude a não perder a confiança nem duvidar que estamos a fazer um bom trabalho quando alguém nos diz “o teu leite é fraco, devias fazer assim… Não é assim… Fazes tudo mal!”… Este filtro tem mesmo que ser usado meninas!

 

6- Um ombro amigo (e lenços de papel… muitos!):
O pós-parto é caracterizado por mudanças hormonais e um sentimento de nostalgia, pelo que ter alguém que entenda esta fase de vida e nos apoie é fundamental!

Vamos estar mais sensíveis e até mesmo com vontade de chorar… o pós-parto traz muita emoção!
Amigas, sogras, marido… Entendam que nada disto é pessoal! É uma nova fase também para a mulher que acabou de dar à luz um bebé e também um novo papel para assumir.

Muitos mimos e compreensão são necessários para a nova família que ainda está em processo de adaptação!

Se notarem que esta sensação de querer chorar e andar triste já perdura há muito tempo e com tendência para se isolarem, peçam observação de um profissional!

Não facilitem… isto da maternidade é mesmo exigente e não precisamos de passar por tudo sozinhas, há apoio profissional!


Como viram precisamos de muito quando temos um bebé recém-nascido!
Partilhem com as futuras e recém-mamãs 🙂

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *