A episiorrafia é o nome que se dá à sutura no períneo após um parto vaginal, cuja zona foi submetida a um corte (episiotomia).
Este local irá ter alguns pontos e irá necessitar de um cuidado especial.

1- Higiene:
– Lavar sempre muito bem com água quando for ao WC;
– Secar ainda melhor, limpado de frente para trás;
DICA: Pode usar o secador no modo – FRIO se for desconfortável com a toalha;
– Use sempre a sua toalha e não partilhe, a qual deve ser renovada todos os dias;
– Mudar regularmente o penso higiénico

SABIA QUE… Usar detergentes para higiene íntima pode diminuir a flora bacteriana “boa” da vagina, que a torna mais susceptível a infecções.

2- Verificar regularmente, com um espelho, como estão os pontos.
Esta verificação ajuda a que a mulher percebe se está mais inchada ou se há algum ponto que não foi re-absorvido e nesse caso é necessário o médico retirar.

3- Aplicar gelo 3 a 4 vezes por dia, cerca de 10 a 15 minutos
DICA: pode encher um preservativo com água e congelar ou então molhar um penso higiénico e colocar no congelador também. Quando aplicar coloque uma compressa limpa por cima para não queimar a zona do períneo com o frio.

4- Sentar em cima de uma “sogra” para aliviar o desconforto.
A “sogra” não é literalmente a mãe do nosso marido (às vezes apetecia..Mas não vos posso prescrever isso!), é sim um utensílio excelente em forma de donuts ou boia (como preferirem) para a mulher se sentar e assim não fazer pressão sobre a sutura. Ajuda imenso nos primeiros dias para amamentar sentada!

DICA: se a vossa almofada de amamentação for relativamente pequena também a podem usar para mais uma função…

Os pontos da episiorrafia devem cair pela 2-3ª semana, por vezes mais cedo, dependo de cada mulher. Porém, os cuidados com a higiene devem manter-se, sem tanta necessidade de aplicação de frio.
Algumas mulheres desenvolvem hemorroidal após o parto, que é normal acontecer devido ao esforço. Nestes casos devem ser observadas por um profissional para aplicação tópica de algum medicamento que ajude a regredir.

SUPER DICA: Para as senhoras que acabaram de ter bebé, podem e devem JÁ começar a reforçar o períneo… COMO? Através dos exercícios de Kegel (apertando a zona do anus, períneo e vagina – como se quisessem parar de evacuar ou urinar e depois soltar. Façam várias repetições ao longo do dia, usando diferentes ritmos).

Termino com este vídeo muito perceptivel sobre a epsiotomia.

Artigo exclusivo para o blog As Viagens dos V´s

 

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *