Esta e a altura do ano que mais excessos são cometidos… E não falo só dos sonhos ou do tronco de natal! O stress e os conflitos que se geram nesta fase
Porém, na gravidez este excessos têm um impacto diferente no bem-estar quer da mãe quer do feto.
Por isso, é fundamental existir um equilíbrio.
Aqui vão algumas dicas:

Alimentação
– Acompanhar as refeições com legumes e/ou saladas;
– Reforçar a ingestão de líquidos como água ou chá (sem teína).
DICA : o chá de hortelã e menta após uma refeição farta ajuda no processo de digestão.
-Pode optar por um miminho natalício à sua escolha, para não se sentir restrita no que diz respeito aos doces.
E já agora… Por que não fazer a versão mais saudável dos doces de natal preferidos? 😉

SUGESTÃO: optar por usar menores quantidades de doce e substituindo o açúcar refinado utilizando mel ou açúcar de côco; fritar em óleo de côco ou até mesmo usar o forno como opção mais saudável para os cozinhados.

Descanso:
– Aproveitar todos os bocadinhos para repousar, pois a dinâmica do natal é exigente fisicamente, o que pode até levar a contracções antes do tempo.
-Delegar tarefas também será importante para ter o seu descanso 🙂

Caminhadas:
– Após uma grande refeição podem aproveitar e fazer um pequeno passeio a pé com a família , para ajudar no processo de digestão.
– Podem aproveitem e fazer alguns alongamentos da bacia e lombar ao acordar, pois vamos estar muito tempo sentados à mesa a comer 🙂

Estar presente:
– Significa estar a viver o momento com a vossa família , sem pensar nas mil tarefas que vão ter que fazer depois… Aproveitar cada momento de partilha e tentar vivê-lo com muito amor.

– Meditação (pode ser somente concentrar na respiração 5 minutos) para se acalmar e retomar ao presente. Por vezes entramos em espiral de ansiedade porque a sogra fez aquele comentário ou o marido não ajudou com as tarefas… O que quer que seja não deverá retirar a vossa paz! Pensem na respiração e foquem no momento presente!

– Aproveitem para criar uma tradição na vossa família, visto que o próximo natal já terão um novo elemento à mesa 🙂 estes legados são muito interessantes para as crianças e deixam memórias fantásticas da infância.

Boas festas! 🙂

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *