Mais uma vez contamos com a ajuda da Dra Sara Rosário, higienista oral, para esclarecer algumas dúvidas dos pais em relação aos dentes dos vossos pequeninos.
A higiene oral dos pequeninos é fundamental para a sua saúde e deve ser uma rotina a criar desde cedo.

1- Quando começar a fazer a higiene oral do bebé?
R: É importante desde cedo iniciar a higiene oral do seu bebe, mesmo antes do aparecimento dos seus primeiros dentes. A higienização da caviade oral deve ser efectuada após as mamadas, iniciando e permitindo assim os bons hábitos de higiene oral.

2- Como fazer e porquê?
R: Utilizando uma gaze embebida em água.
Após a erupção dos primeiros dentes de resíduos (de leite) é indicado a utilização de uma dedeira de silicone ou uma escova macia com a cabeça pequena de preferência, sem pasta ( pois ainda nesta fase o bebe não consegue cuspir o excesso de pasta, podendo prejudicar mais tarde a dentição permanente, com a ingestao excessiva de fluor). Se usar com pasta a quantidade deverá ser igual ao tamanho da unha do dedo mindinho do bebé.

3- Materiais e utensílios necessários?
R: Gaze – antes da erupção dentária
Dedeira de silicone ou escova macia com cabeça pequena
Pasta de dentes adquada à idade ( existe pastas para crianca com menos flúor do que as de adulto)
Fio dentário – assim que houver espaços interdentários

4- Como fazer a vigilancia da saúde oral? com que periocidade?
R: Quando sugirem os primeiros dentes, que ronda os 6meses de idade do bebe, deve leva-lo à sua primeira visita ao dentista/higienista e a partir daí ser seguido de 6/6meses.
No entanto, é importante que antes dos 6meses de idade o seu bebé o acompanhe nas suas consultas ao dentista/higienista, pois vai-se habituando aos barulhos e familirizando com o ambiente clínico, facilitando assim as suas futuras visitas.

5- Que problemas de saúde podem advir da falta de higiene oral?
R: As situações mais comuns são a presença de cárie.
Na fase em que o bebe ainda mama a presenca de carie de “biberão” é infelizmente comum , sendo provocada principalmente pela alimentação nocturna da criança seguido de longos períodos sem a higiene oral necessária. Outras causas da cárie, são o consumo excessivo de açucares.
A carie pode causar dor, halitose (mau hálito), deficiência na mastigação e fala e afecta a estética.

TOME NOTA: É importante que saiba que a carie é uma doença infecciosa e por isso, deve evitar: soprar a comida do bebé, comer do mesmo talher e beijar na boca do bebe (para não tansmitir microorganismos que agavem a situação).

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *